sexta-feira, 6 de março de 2009

Veronika decide morrer







Estou contente, finalmente vai sair um filme baseado num dos meus livros favoritos de Paulo coelho (se bem que é difícil dizer qual dos livros deste escritor é o melhor), “Veronika decide morrer”.

Sim eu sei o titulo pode até nem ser muito sugestivo, mas acreditem que se lerem o livro mudaram completamente de opinião.

Como o próprio título sugere a Veronika decide por termo á sua própria vida, mas não se trata de uma coisa tão básica como isso, mas sim o que a levou a tentar cometer esse acto e as consequências do mesmo.

Quem disse que ter tudo na vida trás a felicidade?
Pois é esta menina interrogou-se sobre o mesmo e achou que já não tinha grandes objectivos, então que fazia ela por este planeta?
Mas após esta tentativa frustrada de sair de uma vida aborrecida, vem o ensinamento. Que pode muitas vezes vir acompanhado de alguns dissabores, e um gosto agridoce do arrependimento.
Há!!!! Esse sentimento que ás vezes tortura-nos a alma…

Internada numa manicómio e com poucos dias de vida, ela vais descobrir que os loucos nem sempre são assim tão loucos, que podemos viajar no espaço sem sermos vistos, que a masturbação para além de um prazer sexual é uma descoberta de nós próprios sem qualquer pudor e sentimento de culpa, e que quando sabemos que o nosso fim está próximo, a vontade de viver e de aproveitar cada lufada de ar que entra dentro dos nossos pulmões, cresce a cada minuto da contagem decrescente. E que tudo isto é apenas uma consequência.

É claro que todo este enredo é muito mais complexo e penetrante, e acredito que cada um de nós se consegue identificar em alguma das partes desta história, pela loucura, pelo contacto com a morte, pelo arrependimento, e acima de tudo por aquilo que pretendemos fazer das nossas vidas.

Das duas uma, ou deixamos que se torne chata e sem objectivos, ou aumentamos cada dia e cada vez mais as nossas metas, e assim estimulando o prazer e a vontade de viver.

Só nos cabe a nós essa decisão…

Ter tudo nem sempre significa termos uma vida!!!!

Por isso vivam o mais que poderem.

Por:

Angélica Gomes