sábado, 20 de março de 2010

"Fazer o bem sem olhar a quem"

Ainda existem pessoas boas que nos fazem acreditar que Pai Natal existe e que Natal pode ser o Ano inteiro.
Hoje no trabalho, uma colega fez-me confidência, estava a passar necessidades básicas, e contou-me isto a chorar. Faltar comida em casa é o desespero de qualquer ser humano, ainda para mais quando o ordenado não é lá essas grandes coisa, apesar de vir certo ao menos isso, quando a idade não perdoa e muitas portas fecham-se e existem bocas para alimentar…esta é mais uma das situações que muitas pessoas estão a viver, e fazem de tudo para sobreviver e não deixar que falte pelo menos pão na mesa…
Eu não estou a passar a melhor fase económica, mas tenho ajuda e apoio, e esta senhora está completamente sozinha.
Pensei, “como posso ajudá-la?”.
Falei com um colega meu e pus mãos á obra e é incrível o que aconteceu.
Falámos com pessoas que conhece-mos e que sabíamos que podíamos contar com elas, cada uma vai dar aquilo que pode, 1€ ou um bem alimentar, isto depois de explicar o que se estava a passar, e a corrente começou a crescer…houve quem deixa-se bem mais que um euro e até fiquei emocionada, “ confesso que no meu caso não é difícil”.
Amanhã vou às compras e vou recolher o que quem com a sua boa vontade vai dar a esta senhora que agora precisa, “fazer o bem sem olhar a quem” é a palavra de ordem, e no meio disto tudo houve quem me surpreendesse pela positiva.
Ela basta dizer que quando soube não teve palavras, só lágrimas e um engasgar confuso e compreensível. Espero que a vida dela mude e que esta fase passe, e que acima de tudo pessoas que são capazes de se unir e ajudar sem pensar duas vezes, continuem a existir pelo mundo fora.

Abençoados.

Indignada

Indignada parece-me neste caso a palavra certa, nem mais nem menos…
Á dias atrás como de costume abri o jornal de noticias para ver o que se passava pelo pais e pelo mundo, estar actualizada é um ponto assente. Deparei com uma notícia assim como tantas outras que lemos e ouvimos no nosso dia á dia, que nos revoltam, mas esta chamou-me a atenção, e talvez a de 99,9% doa portugueses, que apertão o cinto de tal maneira que a fivela vinca-nos as carnes faz ferida e nem dinheiro para o betadine existe.
Ora vejamos se me consigo expressar…
“Estado aprova corte nos bónus dos gestores da Ren em 2010”
Este é o título, e quem leu a noticia deve saber do que falo. Mas quando lemos o artigo completo a coisa piora. Estes senhores, foram penalizados nos seus prémios anuais mas apenas em 50%. Estes prémios equivalem a 12 salários. Ora quando li esta parte pensei ingenuamente, “fogo doze salários mínimos nacionais de uma assentada só é muita massa!!!! É injusto”, mas a coisa não era bem assim. Para além de terem sido apenas penalizados em 50% do prémio, ou seja recebem apenas seis meses de salário, esse salário não seria o mínimo nacional mas sim o que os senhores recebem mensalmente, ou seja 27 mil euros mensais, agora façam as contas!!!!
Esta penalização deve-se ao facto de “alguns” destes senhores estarem envolvidos no caso “ Face Oculta”.
Ora, se este é o castigo que recebem por estarem a ser referenciados em casos como este, nem quero saber se não o fossem e deixei de fazer as contas, é ridículo que com a crise que o pais está atravessar ai tenhamos de ler e reles noticias como esta. Como podem senhores como estes estarem a ganhar fortunas e a ter regalias absurdas, ainda ganharem prémios sórdidos. E ajudar quem precisa duvido que seja com eles, pois veja-se quem chegou á frente para ajudar quem mais precisou na Madeira no Haiti, etc, foi o povo, que apesar de ter pouco não se importa de partilhar esse pouco com quem tem ainda menos, não é justo mas funciona assim…
A culpa disto é de quem permite que isto aconteça, e quem são essas pessoas??? Teria uma lista infindável…
Reticências, neste caso é o máximo que posso fazer, revolta e as palavras que querem saltar para o teclado acreditem são menos simpáticas das que aqui escrevi, mas acho que fiz valer a minha opinião.