sexta-feira, 29 de outubro de 2010


"A maior solidão é a do ser que não ama. A maior solidão é a dor do ser que se ausenta, que se defende, que se fecha, que se recusa a participar da vida humana.A maior solidão é a do homem encerrado em si mesmo, no absoluto de si mesmo,o que não dá a quem pede o que ele pode dar de amor, de amizade, de socorro.O maior solitário é o que tem medo de amar, o que tem medo de ferir e ferir-se,o ser casto da mulher, do amigo, do povo, do mundo. Esse queima como uma lâmpada triste, cujo reflexo entristece também tudo em torno. Ele é a angústia do mundo que o reflecte. Ele é o que se recusa às verdadeiras fontes de emoção, as que são o património de todos, e, encerrado em seu duro privilégio, semeia pedras do alto de sua fria e desolada torre."

Vinicius de Moraes

Este compositor e poeta não tem saído da minha cabeça estes últimos dias, não me perguntem porquê.
Fui ao nosso estimado Google, fazer uma pesquisa mais aprofundada sobre o senhor, e abri logo o primeiro llink que me apareceu. Deparei-me com este pequeno poema.
Achei interessante, e quis coloca-lo aqui.
Penso que em poucas palavras este senhor amante de letras, transcreve e muito bem o ser humano dos nossos dias.
A sua reacção perante o sofrimento, o medo de mostrar a parte fraca mas mais pura que possui por achar ser uma fraqueza, as barreiras que são construídas e que bloqueiam qualquer tentativa de aproximação a um ser que lhe provoque uma sensibilidade ou emoções mais fortes.

“Medo” essa sim é a palavra mais correcta de se aplicar aqui. Não existem sequer eufemismos que possam contornar ou amenizar o “medo que se sente de se sentir mais vulnerável, mais amado, de ser o que somos e o que nascemos para ser HUMANOS.

Assim cada dia a solidão entra dentro das nossas vidas, e de quem nos rodeia por consequência, é isso que ganhamos se não nos queremos magoar, e esquecemo-nos que sofrer, chorar, ficar irritados, sorrir, cantar e gostar, faz parte da humanidade.

Sejam humanos.
Sempre que sentirem mal, tristes, olhem bem em volta, existe sempre alguém ou algo que nos faz sorrir…esse alguém não sente medo nem vive na solidão, se não, não estaria contigo, e quando te vê triste baixa a guarda e se for preciso chora contigo, mas também ri…
Esses são os humanos que temos de ser, para assegurar que toda esta solidão vai embora…

Sem comentários: