sábado, 5 de novembro de 2011

Aprendizagem.

A aprendizagem e um processo.



A quem realmente esteja disposto a aprender, e contrarie muitas vezes as suas próprias convicções e detrimento de conhecimento, e, isso muitas vezes leva a batalhas internas, não fácil mudar um modo de vida, ou algo em que acredita, e preciso ter “estômago” para ouvir contradições, para absorver toda uma montanha de informação nova.


E o que fazer com essas informações, cabe a cada um. Elas são como um livro, ou lemos e absorvemos, ou lemos e achamos que não é nada de importante ou relevante, fechamos o livro e arquivamos na prateleira.


Eu prefiro ler e absorver cada palavra, mesmo que ache na altura que não me faz sentido, prefiro que a prateleira continue a ganhar pó, mas porque esta vazia por falta de apatia, a vontade de ir mais alem no conhecimento torna-se mais forte e a luta começa.


Os eu´s, os se´s e os porquês, têm a porta aberta e a busca começa, por respostas…


E como ter a mão cheia de areia e não querer deixar que um grão caia ao chão sem primeiro ter contado a sua historia, é ouvir com atenção cada som cada palavra e deixar que entre no meus ouvidos tudo aquilo que desconheço e passo a saber a ser conhecedora.


Aceito o papel de aluna nesta aprendizagem, como uma criança que entra no seu primeiro ano escolar e esta eufórica para saber como se faz uma conta como se escreve o próprio nome, o seu nome a sua identificação e o fundo o seu próprio eu…mostrar que se sabe escrever o nome, que se sabe quem é e o que quer, e também ensinar, e passar a palavra a quem quer aprender a quem não tem medo de arriscar e recebe sem pudor o que o mundo no seu mais sábio saber, nos oferece a cada dia.


Todos podemos ser conhecedores, de uma realidade que nos afecta de variadas formas e nos tenta despertar, quando o relógio dá a hora do alerta temos de estar atentos, um tic tac , e acordamos para o que esta a nossa volta e para o que alguém trabalhou e lutou para nos deixar como herança. O conhecimento e a herança mais rica que nos poderão deixar algum dia, é luz e vida.


Abracem e guardem tudo o que vos ensinarem, seja de bom ou de mau, no dia e na altura certa vai fazer todo o sentido apesar de haverem lágrimas e verão que nada será em vão…não deixem que a apatia e a inércia tome conta de vos, temos muito para dar e muito para receber, só depende de cada um…escutem, leiam, absorvam e acima de tudo vivam, com lealdade…

Sem comentários: